Apesar de ser comum em empresas de tecnologia, a inovação é um conceito que deve estar presente em qualquer negócio, independentemente do seu ramo de atuação. Mais do que um diferencial no mercado atual, inovar é uma necessidade. E, ainda bem, ela está ao alcance de todos.
Confira agora 6 dicas para praticar inovação em seu empreendimento!
Não se reprima
Quando a inibição ataca, a pessoa se sente limitada e presa. Ou seja, o contrário do que se espera de um profissional inovador. Para praticar este conceito é preciso se libertar das amarras corporativas, deixar de lado ideias preconcebidas e verdades absolutas. Basicamente aplicar o famoso termo “pensar fora da caixa”. Procure estar sempre aberto a novas ideias e soluções sem se prender a limites. Uma forma de fazer isso ao buscar a solução para um problema é deixar sua mente correr solta. Anote tudo o que vier à cabeça, mesmo as ideias mais loucas. Depois, selecione aquilo que faz sentido. Lembre-se: inovação é muito mais um fator psicológico do que intelectual.
Anote suas ideias
Muitos profissionais considerados inovadores e criativos têm o hábito de manter em um diário anotações sobre suas ideias e pensamentos. Alguns anotam em blocos de notas, outros preferem post-its, enquanto há ainda a turma que prefere papéis soltos mesmo. Não importa o meio escolhido: crie um método para capturar seus pensamentos,organizar suas ideias, colocá-las no papel e dar início a um processo criativo.
Crie hábito diferentes
O ambiente pode afetar — e muito — a forma como você se sente. Quanto mais relaxada e calma a pessoa está, mais receptiva ela fica para deixar a criatividade e a inovação fluírem. Não é à toa que muitas boas ideias surgem embaixo do chuveiro ou quando a pessoa está caminhando por aí sozinha. Cada um tem um gatilho próprio para acessar a energia inovadora. É preciso descobrir qual é o ambiente que desperta isso em você. Na mesa do restaurante da empresa, sentado no banco em frente ao prédio ou olhando a janela da sala? Muitos profissionais inovadores costumam fazer longas caminhadas para conseguir resolver um problema. Experimente e veja se funciona para você.
Troque ideias
Sessões de brainstorming é uma excelente forma de praticar a inovação em qualquer tipo de negócio. Precisa de uma solução? Convoque não só sua equipe, mas pessoas de diferentes áreas da empresa para discutir o problema e dar opiniões. Muitas vezes tudo o que você precisa é de um olhar diferente para resolver a questão.
Saiba aonde quer chegar
Planejamento e foco são essenciais para colocar a inovação em prática. Antes de começar a pensar em novas ideias, analise qual a meta que você tem que cumprir, quais os objetivos que precisa alcançar e todos os passos que precisa dar para chegar lá. Depois de fazer isso, abra espaço para novas ideias.
Permita-se errar
Inovação não existe sem erro. Para inovar é preciso correr riscos e cometer alguns tropeços pelo caminho. Admita que algumas ideias simplesmente não vão funcionar. Não fique triste, encare como um aprendizado, aceite o que aconteceu e use este conhecimento para tentar algo ainda melhor. Assim como grandes empresas que hoje são modelo de inovação, também erraram em certos momentos. O importante é não desistir e começar outra vez.
E você, qual é a sua tática para pensar em ideias inovadoras? Compartilhe com a gente sua opinião! E lembre-se: inovar é prática, então pratique já!
Gostei muito das dicas estou procurando um meio de iniciar um projeto que incie com pouco dinheiro pois não sei por onde começar mas sei que DEUS me ajudara, com os videos que vocês colocam tem me incentivado bastante obrigado.