Após amargar seguidas quedas no faturamento em 2016, as micro e pequenas paulistas começaram 2017 com alta de quatro por cento no faturamento real, quando a inflação já está descontada.
Foi também o segundo crescimento consecutivo no indicador de valor das vendas de um mês ante igual mês do ano anterior, após 23 quedas seguidas.
Segundo dados divulgados recentemente pelo Sebrae-SP, em janeiro houve aumento de 3,9% no índice sobre janeiro de 2016.
Pesquisa Indicadores do Sebrae São Paulo revela que este é o segundo aumento seguido em um mês quando comparado com o mesmo período do ano anterior.
Apesar da melhora no cenário, o coordenador da pesquisa, Marcelo Moreira, analisa os dados com cautela:
O faturamento se deu sobre um período fraco em termos de vendas, ou seja, houve uma comparação com uma base do ano passado muito enfraquecida, o que tende a ajudar esse resultado que a gente vê também.
Os dados apontam que o crescimento da receita foi puxado pelo setor de serviços, que apresentou aumento de 14,1% em janeiro, em relação ao mesmo mês de 2016.
A indústria amargou queda de 6,2% na mesma comparação e o faturamento do comércio caiu 2% no período.
O coordenador da pesquisa, Marcelo Moreira, destaca que o cenário atual ainda apresenta incertezas em relação à economia brasileira:
Ou seja, vale o empreendedor procurar se manter informado sobre a evolução da economia, sobre seus segmentos e concorrentes para que ele possa tomar melhores decisões daqui para frente.
A pesquisa Indicadores Sebrae foi realizada com apoio da Fundação Seade e foram entrevistados mil e 700 proprietários de micro e pequenas empresas paulistas.
Apesar do desempenho positivo, é preciso considerar que o crescimento se deu sobre uma base fraca de comparação, já que em janeiro de 2016 foi registrado o pior resultado em termos de índice de faturamento para os meses de janeiro desde o início da série, em 1998.
.
_____________________________
Contato: colunistasergio@hotmail.com
.
Produção e edição de Vídeo Institucional e corporativos com baixo investimento!