Dicas simples para tornar seus vídeos mais profissionais

A obtenção de uma aparência profissional depende mais de sua técnica do que de suas ferramentas, portanto, você não precisa gastar uma fortuna em equipamentos caros , há boas chances de fazer ótimos vídeos com o que você tem agora, apenas prestando atenção em alguns detalhes importantes.

Use muita luz.

A iluminação faz uma enorme diferença na qualidade de um vídeo profissional finalizado, portanto, faça dela uma de suas principais prioridades durante a filmagem. Se você não usar luz adequada e suficiente, seu vídeo provavelmente parecerá amador, mesmo que seja ótimo em todos os outros aspectos.

O sol é uma das melhores fontes de luz para vídeo. Se estiver filmando com luz natural, faça o possível para filmar de manhã ou à noite, quando a luz é mais suave. A luz do meio-dia vinda de cima pode lançar sombras duras sobre seus assuntos, enquanto a luz da manhã e da noite é mais lisonjeira. Se você tiver que filmar no meio do dia, tente fazê-lo em um dia nublado ou encontre uma área com sombra para uma luz mais suave. Faça o possível para filmar de manhã ou à noite, quando a luz é mais suave.

Se estiver filmando em ambientes fechados, você precisará ser mais intencional sobre os tipos de luzes que usa e onde colocá-los. Uma coisa a evitar é a iluminação do teto – ela pode lançar sombras desagradáveis nos rostos dos seus modelos. As janelas são uma boa fonte de luz natural. Você também pode usar uma lâmpada grande ou duas para lançar o tipo de luz que deseja.

Antes de configurar suas fontes de luz, considere o efeito que deseja criar em seu vídeo finalizado. Você quer que o rosto do seu assunto seja totalmente iluminado (luz “suave” ou “plana”) ou você quer algumas sombras (luz “dura”)?

Usar muita sombra parece dramático e pode ser uma distração em vídeos profissionais em que o drama não é o efeito pretendido. Usar pouca ou nenhuma sombra cria uma vibração mais aberta e direta, que geralmente é melhor para vídeos comerciais e de marketing.

Se quiser usar luz plana em seu vídeo, equilibre duas fontes de luz em cada lado da câmera. Você pode colocá-los atrás da câmera ou apenas na frente dela.

O uso de uma única fonte de luz cria mais sombras em seu vídeo. Fonte

Use um fundo limpo.

Seja deliberado sobre o fundo que você usa para filmar. Nada parece menos profissional do que um fundo bagunçado ou perturbador.

Uma maneira fácil de obter uma aparência profissional para o seu vídeo é usar um plano de fundo de cor sólida. Uma parede, um lençol ou uma grande folha de pano de fundo são boas opções. Certifique-se de que o assunto esteja a vários metros de distância do pano de fundo para evitar sombras sobre ele.

Também é uma boa ideia gravar um vídeo em um ambiente “profissional”: o local onde você realmente trabalha ou passa o tempo. Por exemplo, muitos youtubers gravam seus vídeos profissionais em seu escritório doméstico.

Tenha cuidado para não filmar com uma janela ou outra superfície reflexiva no fundo de sua foto. Você pode capturar inadvertidamente a câmera no reflexo. Além disso, ter uma fonte de luz como uma janela atrás do objeto pode fazer com que o objeto pareça escuro e sombreado.

Escreva um guia, um roteiro do que vai gravar

Tudo começa com um guia, pelo menos no mundo cinematográfico. Você não precisa de escrever um longo guia com descrições detalhadas de todas as cenas, basta uma pequena nota em cada cena, as falas do vídeo, ações na tela, posições da câmera, entre outros. Desta forma, você poupa imenso tempo na hora da edição e finalização. Além disso, saber o que vai dizer durante o vídeo para não ter que improvisar irá ajudar a sentir-se mais relaxado/a em frente à câmera.

Escolha e teste o Microfone ideal

Capturar áudio com um microfone externo aumenta drasticamente a qualidade do som nos seus vídeos. Neste ponto é bom falar sobre os tipos de microfones, pois existem modelos para cada situação. Gravações externas exigem um microfone unidirecional (Esse tipo de microfone capta o som de maneira frontal. ) pois evita a captação do som ambiente Tenha certeza absoluta que todos os cabos estão conectados e que o microfone está instalado perfeitamente. Isto é primordial para obter a melhor qualidade do som. Quem for falar no vídeo deve estar a uma distância adequada do microfone, geralmente representada pelo comprimento do punho com o polegar e dedo mindinho esticados. Contudo, a distância pode variar alguns centímetros para um dos lados.

Elimine os Ruídos de Fundo

Os microfones profissionais conseguem captar até os sons mais suaves, os quais poderão ser muito difíceis de remover na pós-produção. Você pode reduzir os níveis de ruído nos seus vídeos com microfones Shotgun que apenas captam sons na sua direção, ou com um microfone omnidirecional para abafar o som do vento se estiver a gravar no exterior, microfones de lapela são ótimos para entrevistas, e se for usar microfones de bastão. lembre-se de coloca-lo a pelo menos um palmo (25 a 30cm) dos lábios, seus ou do seu entrevistado, assim você consegue diminuir o ruído externo e captar um audio de melhor qualidade.

Os ruídos de fundo podem ser particularmente desagradáveis se estiver a gravar narrações, pois os espectadores do vídeo não irão assistir até ao fim por não conseguirem ouvir o que a pessoa no vídeo está dizendo.

Preste Atenção à Composição do Plano

A regra dos terços é um princípio de composição básico usado pelos profissionais para criar imagens equilibradas e unificadas. Essa regra é usada tanto na fotografia quanto em obras de arte, arquitetura, filmes, design.  
Ela consiste em dividir sua imagem em 3 partes horizontais iguais e 3 partes verticais também iguais, formando 9 quadrantes proporcionais e 4 pontos de intersecção. 

Esta regra sugere que os sujeitos de um plano devem estar situados nas interseções das linhas que dividem a tela. A maioria das câmeras digitais têm uma grelha com a regra dos terços, simplesmente para você conseguir visualizar facilmente se o foco de sua gravação está ou não posicionado corretamente no plano. ( Plano é toda área que vai aparecer na sua gravação)

Na hora de gravar, preste a atenção no enquadramento ( regra dos terços) e no “TETO” que é posicionar o foco da sua gravação de forma a não cortar partes nem acima e nem dos lados. Muitos profissionais gravam em qualidade alta (Vamos falar sobre isto) e num plano mais aberto, ou seja, não tão fechado no objeto que vai ser gravado, para que haja área para ser ampliado o vídeo lá na edição, sem perder qualidade de imagem. À medida que vai se ganhando mais experiência, você irá aprender a combinar todas as técnicas para obter resultados cada vez mais visualmente agradáveis.

Encontre o Melhor Ângulo

Todas as cenas têm o seu ângulo perfeito, você apenas tem que encontrá-lo. Esta tarefa é bem mais fácil se você já tiver construído o cenário e ajustado a iluminação antes do processo de seleção de planos, pois assim saberá exatamente onde deve posicionar a sua câmera. A posição da câmera depende em vários fatores, incluindo a estética do vídeo ou a ação que decorre numa cena, e você deve seguir este processo para cada plano do seu vídeo. 

Grave Sempre os Vídeos em Modo Paisagem

Para aqueles que irão usar o celular gravar, POR FAVOR vençam o vício de gravar no modo vertical (celular em pé) pois isto limita os ângulos e a composição da sua imagem. Apesar de existir hoje em dia canais especialmente preparados para aceitar este tipo de gravação, lembre-se que este modelo de produzir foi destinado para as pessoas que não irão se preocupar com qualidade e visual. É mais um modelos de vídeo sem compromisso e pouco trabalhado.

Publicar vídeos orientados verticalmente no seu canal do YouTube irá dar uma imagem pouco profissional, pois o modo de retrato nunca é usado para capturar vídeos. Os YouTubers que gravam os seus vídeos com smartphones terão maiores probabilidades de cair nesta armadilha, pelo que tudo o que você precisa de fazer é lembrar-se de segurar no dispositivo horizontalmente. Ao trocar para o modo de retrato você está cortando e removendo inadvertidamente partes do plano que deseja gravar.

O padrão de edição dos vídeos profissionais são, pelo menos, em: 1920X1080 que chamamos de Full HD. A grande maioria dos softwares de edição utilizam estas proporções e qualidade. Há ainda gravações em 1280 x 720, mas estão aos poucos sendo cada vez mais dispensados, e em 2k 2048 x 1080 pixels e em 4k 3840 x 2160 . Porem devo ressaltar que nem todas as câmeras e celulares trabalham com esta qualidade, mas o 1920×1080 já é padrão internacional. e lembre-se: GRAVE NA HORIZONTAL , se for usar celular e VEJA AS CONFIGURAÇÕES DE SEU CELULAR , pois muitos não percebem que estes aparelhos estão configurados para gravar economizando espaço e utilizam o modelo 640X480 ou até inferior.

Coloque a Câmera num Tripé

Tudo bem, que há momentos que será necessário ter a câmera nas mãos, mas lembre-se que as imagens que você produzir deverão ficar suaves e sem tremidos da câmera. Todas as câmeras de vídeo captam vibrações facilmente, pelo que basta um movimento ou impacto mínimo para arruinar uma gravação. Colocar a câmera num tripé é uma das melhores formas para estabilizar a gravação e evitar tremidos da câmera.

Adicionalmente, um tripé permite-lhe manter uma estabilidade da imagem inclusive quando gravar a partir de ângulos inferiores ou superiores, algo que não é possível atingir simplesmente segurando na câmera.

Escolha um bom programa de edição de vídeo.

Um bom software de edição de vídeo pode ajudá-lo a transformar sua filmagem bruta em algo excelente. Existem algumas ferramentas mais simples como Wave.video, Camtasia ou iMovie. Opções mais profissionais incluem Final Cut Pro e Adobe Premiere Pro, DaVinci, Fimora…

Aqui estão os principais recursos a serem observados ao escolher um editor de vídeo:

A capacidade de adicionar texto ao vídeo;
A capacidade de cortar e recortar vídeos;
Transições de cena;
A capacidade de alterar a proporção;
Adicionar filtros e sobreposições;
Uma biblioteca de vídeos e sons de estoque.

Estas foram algumas dicas, mas existe muito mais a ser observado para poder produzir um vídeo com qualidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *