Pôr do Sol: DE ONDE VOCÊ É?

外国人 WAIGUOREN

…confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria. Hebreus 11:13-14

“Por que eles tanto olham para nós?” Era a pergunta que nos fazíamos.

Quando chegamos a uma pequena província da Ásia, em março de 2015, oficialmente o inverno já havia acabado, mas o padrão diário de 0°C não era nem um pouco confortável. Além disso, nos deparamos com uma realidade oposta e, nos primeiros dias, assustadora. Tudo era diferente e havia muitos cheiros esquisitos.

Ser estrangeiro é algo que só quem é ou já foi entende, e o fato de não falar a língua local torna tudo um pouco estarrecedor. Os forasteiros aqui precisam aprender a não ligar para a opinião alheia. Talvez pela curiosidade ou pelo fato de verem poucos ocidentais, os nativos reagem de formas bem inusitadas à nossa presença.

Eles encaram muito e falam alto as palavras-chave: “laowai”, “waiguoren” (estrangeiro), ou tentam descobrir sua origem, perguntando: “Ni cong nali de ren?” (De onde você é?).

Em nosso caso, descobrimos que somos vigiados, observados e copiados diversas vezes. Isso é muito curioso. Em certas ocasiões, para escolher algum produto no mercado, olhamos muito, tentando “decifrar” os caracteres do rótulo. Depois de decidir o que levar, nós nos afastamos da prateleira. Com o tempo, começamos a perceber que os moradores locais, que antes compravam outro produto, acabam optando pelo mesmo que nós.

Isso ocorre muito em cidades menores, onde pouca ou quase nenhuma influência externa existe. É o conceito presente na mentalidade da população de que, se o estrangeiro comprou o produto, então ele é bom. Entendemos que isso retrata a grande responsabilidade que temos.

Outra curiosidade. Em nossa cidade é raríssimo ver as pessoas respeitando filas. Não que seja “falta de educação”, mas o conceito de fila aqui é diferente. Contudo, algumas vezes, percebemos que ao irmos para o fim do “amontoado” de gente, outros percebem nossa atitude, fazem o mesmo e, rapidamente, forma-se uma fila.

Como estrangeiros, pudemos notar de forma muito clara que onde estamos, o estilo de vida que possuímos, nossos hábitos, a forma como nos relacionamos e uma série de outras atitudes acabam influenciando as pessoas. Todos somos es­trangeiros no mundo. Resta saber até quando queremos ser estrangeiros e que tipo de influência estamos deixando por onde passamos.

Sua fidelidade e oração os mantêm lá.

Um Convite Irrecusável:

O Programa   Mais Sucesso   convida você e sua família para estar conosco prestando um culto de adoração ao Senhor na Igreja Adventista mais próxima de sua casa.

Consulte nosso site de Endereços: http://encontreumaigreja.com.br/pt/mapa
No Facebook: Encontre uma Igreja Adventista

pordosol


Meditações para o  Por-do-Sol 2017 – Um Pôr-do-sol na Janela 10/40
pordosol 10x40

Em 2015, 25 famílias deixaram tudo rumo ao desconhecido. Toda a vida foi resumida em duas malas, um passaporte e as passagens. Embora tenham todo o suporte e investimento oficiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul, estão a milhares de quilômetros distantes dos pais, demais familiares, amigos, daqueles que falam o mesmo idioma, e mais ainda, dos que conhecem a Jesus.

Imagino que você tenha ouvido falar sobre estes missionários, mas tenho um convite especial. A cada sexta-feira nós queremos que você se sinta mais perto deles, conhecendo os milagres vividos dia após dia nesta região que é a mais desafiadora para o cristianismo, a chamada Janela 10/40. Conheça mais sobre o coração da Janela 10/40  Você vai se apaixonar pela missão!

É nesta parte do planeta onde estão dois terços da população mundial, mas apenas 1% são cristãos. Uma região com grande percentual de habitantes (84%) vítimas da pobreza, entre elas, as crianças, 40% do total. De maioria muçulmana, hindu e budista, bilhões de pessoas nunca nem ouviram falar sobre Jesus.

“Mostrar um espírito liberal, abnegado para com o êxito das missões estrangeiras, é um meio seguro de fazer avançar a obra missionária na pátria; pois a prosperidade da obra nacional depende grandemente, abaixo de Deus, da influência reflexa da obra evangélica feita nos países afastados.

É trabalhando para prover às necessidades de outros que pomos nossa alma em contato com a Fonte de todo poder”. — (Ellen G. White, Conselho sobre Escola Sabatina, página 136)

Para a segurança desses missionários, não podemos dizer seus nomes e nem os países onde estão atuando. Identificamos apenas as regiões do Brasil que eles representam. Há locais onde por lei é proibido pregar o cristianismo e há lugares mais perigosos ainda; onde ser identificado como cristão significa prisão e até morte. São barreiras legais e outras criadas pela própria população, ocasionadas pelo preconceito e pelo extremismo religioso.

Morar e pregar nesses países é andar sobre um campo minado diariamente, atento a tudo e a todos. Imaginem a contradição: as pessoas precisam conhecer a Jesus por meio da vida desses missionários, mas eles não podem ser o reflexo de Jesus, pelo menos não de maneira aberta! Sua visão sobre testemunho pode mudar com essa leitura.

No culto de pôr do sol, ao começar cada sábado com sua família e amigos, lembre-se desses destemidos mensageiros que estão passando por provas diariamente para falar sobre Jesus e Sua breve volta.

“É Seu desígnio que, em todo lar, toda igreja e em todos os centros da obra, se manifeste um espírito de liberalidade no enviar auxílio aos campos estrangeiros, onde os obreiros estão lutando contra grandes desvantagens para comunicar a luz da verdade aos que se acham assentados em trevas.

Aquilo que é dado para iniciar a obra num campo, redunda em avigoramento da mesma em outros lugares”. (Ellen G. White, Conselho sobre Escola Sabatina, página 136)

Mateus 24:14 é o texto que dá base a este desafio, e cremos que com o poder de Deus em breve todo o mundo saberá do evangelho, e logo poderemos nos encontrar no céu. Ore pelos Missionários para o Mundo a cada pôr do sol de sexta-feira. E lembre-se: “SUA FIDELIDADE E ORAÇÃO OS MANTÉM LÁ”

O Programa   Mais Sucesso   convida você e sua família para estar conosco prestando um culto de adoração ao Senhor na Igreja Adventista mais próxima de sua casa.

Consulte nosso site de Endereços: http://encontreumaigreja.com.br/pt/mapa
No Facebook: Encontre uma Igreja Adventista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *